Muitos iniciantes pensam que estudos de Judaísmo começam pelo aprendizado da língua Hebraica. De fato isto e o caso de criança judia que é educada a se tornar autodidata na Liturgia e na literatura sagrada.
Porém no caso da maior parte dos Brasileiros adultos que buscam judaísmo, o estudo de Idiomas não os preenche de conteúdo espiritual, apenas substitui seu amadurecimento religioso.
Demorariam muito até chegar ao grau suficiente para lidar sozinhos com nossa literatura ou liturgia e ainda assim terão que ter um mestre para desvendar a multidão de acrônimos abreviações e conceitos “técnicos” deste estudo.
Por isso sugiro ao iniciante, focar no estudo dos conceitos básicos-filosóficos, fundamentos da fé em primeiro lugar, depois disso reler a Torá com comentários autênticos e remover mal-entendidos dos assuntos bíblicos estudados sem saber os fundamentos da fé.
Depois disso focar nas leis pertinentes a tua classe religiosa, seja ela Cohen, Israel, Ben Noach – monoteísta, homem, mulher, líder ou simples cidadão.
E urgente possuir um exemplar do Rambam-Sefer Hamada que deve ser um livro de cabeceira por um bom tempo até assimilar os conceitos dele em nossas vidas.
E por fim, se desejar aprender Hebraico, amigos que testaram vários cursos concluem que o mais eficiente curso de Hebraico e o: http://ulpanmahir.org/pt/cursos/cursos-online/pt-vip.html e se possível pagar o curso VIP deles melhor ainda.
De minha parte ofereço:
Boa sorte!
R. Shmuel Binjamini