O “KADISH”

O “KADISH”

“sobre o kadish”
“Leis”
Para recitar o kadish, e preciso ter no local dez homens Judeus, maiores de 13 anos. Eles devem estar na mesma sala, nao no corredor ou em quartos laterais mesmo que a porta esteja aberta para estes comodos. È melhor que todos estejam acordados, mas se algum deles adormece e recusa se a acordar, ainda dá pra contar com ele. Se voce iniciou o kadish e no meio alguem sai, e necessario chama-lo de volta. No caso de isso se tornar impossivel, termina se o kadish sem ele.
“Por que o enlutado deve recitar o kadish?”
Uma discrição alusiva: “Logo ao encerrar a sua obra prima e o ceu e a terra finalmente estiveram prontos e em pleno funcionamento, D’us reparou que algo estava faltando, a sua assinatura. Sem uma assinatura, as criaturas deste mundo, podem achar que a vida, a beleza, o prazer e todas as demais vantagens que existem, como coisas garantidas. Eles poderiam falhar no cuidado preciso para manter este mundo num estado ideal. Pode se tornar imprudente e destrutivo.
D’us resolveu, deixar a função de gravar a assinatura para nos. Nossa tarefa é deixar bem claro, que de fato, este mundo é a mais especial peça de arte, criada pelo maior dos artistas, o criador, Designer/arquiteto/engenheiro de todas as coisas.
Em hebraico, esta tarefa e chamada:”Kidush hashem”- traduzindo literalmente:”a santificação do nome” (o sentido é um pouco alterado ao usar a expressão em outros idiomas). Como podemos fazer “Kidush Hashem”? certamente, so o termo hebraico ja lembra a cerimonia semanal do Kidush feito com um copo de vinho na secta feira de noite quando começa vigorar o Shabat. Este ato é uma bela maneira de fazer “Kidush Hashem”. Da mesma forma, todo ato que demonstra a causa maior, a razão do ser, seja isso num ato de oração feito em publico ou num ato de caridade rotineiro como agir com gentileza. Entre as formulas que fazem “Kidush hashem” atravez da oração, o Kadish e constituí o melhor exemplo.
A nenhuma das palavras que pronunciamos em todas as demais orações, é atribuído este nivel de santidade.
(1) A razão pela qual Jacó nunca fez esta oração noturna antes é que ate então, desde que ele saiú da casa de seus pais, Jacó estava estudando na Yeshiva de Shem e Ever (Talmud, Meguila 17;a). Aquele que esta ocupado continuamente com o estudo da torá, esta isento das orações (Talmud, Shabat 11;a. Porem esta isenção nao vigora mais hoje em dia). Somente ao sair da Yeshiva, Jacó tinha o tempo necessario para rezar. (Comentario de mahari Assad).
(2) Talmud, Berachot 26;b.
(3) Shulchan Aruch, 90;9.
(4) Mishna Berura, 90;28
(5) Talmud, Taanit 9;a.
(6) Veja Shulchan Aruch harav, Orach chaim 98;2.
(7) responsa Eretz Tsvi, S.22 d.h. Derech Agav.
(8) Mao’r Vasheme Parashat Mishpatim d.h. Va’avadtem.
(9) K’tav Sofer, Torá, Parashá Ekev, d.h. U’leavdo.
(10) Yalkut Shimoni Parashá Ekev ch. 871.
(11) Proverbios 8;34-45.
(12) Etica dos pais 3;6. Veja tamebm, Tanya vol. 4 ch. 23.
(13) Shulchan Aruch Harav, Ibid. 101;5.
(14) Shulchan Aruv HaRav, Orach Chayim, 56:1–2
FONTE: diversos artigos do site:WWW.CHABAD.ORG

No Comments

Post A Comment