“As 10 regras (civis) de Josué”

“As 10 regras (civis) de Josué”

Texto juridico – judaico (tradução a partir de Maimônides): Quando Josué dividiu a
Terra de Israel, ele instituiu 10 regras:
1. È permitido deixar o Rebanho pastar em florestas cujas arvores já são Crescidas, mas não é permitido fazer isso com o Gado. Em florestas recentes só se pode pastar com permissão dos donos [Conclui-se que não havia problema de entrar na floresta de outra pessoa desde que não se causasse a ele prejuízo].
2. È permitido juntar, no território de outra pessoa, galhos finos que não tem valor financeiro desde que estes estejam ainda ligados na terra e que quem colhe não arranque toda a planta [somente corte a extremidade].
3. Toda pessoa pode cortar capim e ervas que crescem sozinhos em todo lugar, salvo plantas que ha quem produz elas através de plantio para alimentar animais.[Obviamente que alimento humano fica proibido de colher sem permissão do dono].
4. Toda pessoa pode cortar extremidades de galhos para fazer mudas salvo se for:
a: maior que uma medida preestabelecida,
b: do interior da arvore onde não bate sol,
c: somente de arvore que ainda não chegou à maturidade e não dá frutas.
5. Se surge uma nova fonte de água numa cidade, ela pertence aos moradores daquele local podendo eles impedir outros de usar esta fonte.
6. Todos podem pescar com vara no mar [lago] de Tiberias deixando o direito de pescar com redes e de navegar a Tribo de Natali, herdeira daquela região.
7. Toda pessoa que precisar se evacuar no caminho pode entrar por trás de cercas no caminho e evacuar-se e limpar-se ali mesmo. Sem diferença qual é a planta que ali cresce.
8. Todo aquele que se perde no meio dos vinhedos, pode cortar os galhos que impedem a passagem para poder sair do vinhedo.
9. Se houver barro acumulado ou poças de água no caminho, os viajantes poderão se desviar e caminhar ao lado da estrada mesmo que este espaço tem donos.
10. Se encontrarmos um cadáver, ele adquire o seu lugar para ser enterrado ali mesmo. salvo aquele que é encontrado na cidade ou no meio do caminho. Nestes dois casos ele deve ser levado a ser sepultado em algum cemitério.

Para impedir que animais estraguem campos plantados, os sábios proibiram a criar animais de pequeno porte na Terra de Israel em proximidade a plantações. Somente eram criados em lugares não habitados e em florestas de vegetação nativa.

O Rei Salomão decretou que no verão apos a colheita, todos podem trafegar pelas trilhas que passam em área particular agrícola, ate que chova a segunda chuva do outono.Na Babilônia, eles não entravam mais em campos agrícolas desde o primeiro sereno.

No Comments

Post A Comment