Judaísmo é conveniente ??

Judaísmo é conveniente ??

 

Será que o Judaísmo(1) é conveniente?

A resposta é não! Apesar de ser claro que D’us não fica devendo para quem o serve sinceramente, a pessoa não deve servir a D’us, só por causa da recompensa. Maimônides (2) descreve o serviço a D’us da seguinte maneira: “Quem serve por amor, estuda e pratica a Torá e as Mitzvot, não por causa de temer o mal estar nem para herdar o bem estar. Ele pratica a verdade por ela ser verdade e no fim (leia-se, quando D’us desejar) ela causará bem estar”. O ideal aqui descrito significa que por mais que a realidade nos apareça injusta, admitimos ser incapazes de entender a intenção Divina. Temos convicção de que D’us sabe melhor que nós qual é o bem maior e quando é melhor deixar as criaturas entender a sua intenção positiva ou não. Amar a D’us inclui ter consciência de que Ele sempre quer o nosso bem, mesmo quando Ele (aparentemente) nos castiga. Para o instinto humano, o ódio á a reação natural ao sofrimento, amar a D’us acima de qualquer outra coisa, não é conveniente. Seguir a verdade só por que é verdade, não é conveniente. Se pessoas tivessem formulado o judaísmo elas certamente formariam algo menos comprometedor. Porém, uma lei outorgada por D’us visa o bem maior mesmo que este exige um extremo esforço emocional, pois é, para isto que somos mantidos sob esta Terra. Uma lei formada pelo homem, será eliminada pelos homens. Mas uma lei que é manifestação de D’us Onipotente e Todo Poderoso, nunca será alterada como está escrito: “Todas as coisas que estou lhe ordenando cumprires, não acrescentarás sobre elas e nem omitirás parte delas” (3), assim também está escrito “As coisas ocultas estão com o Eterno nosso D’us, e o que nos está revelado cabe a nós e a nossos filhos cumprir para sempre todas as palavras desta Torá” (4).  Se D’us pede isto de nós, é certo que somos capazes de cumprir.

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(1) Refiro-me ao judaísmo como uma convicção seguida das diversas práticas.
(2) Yad Chazaká; Halachot Teshuva Cap.10:2
(3) Deut. 13:1
(4) Deut. 29:28

 

 

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