Judaísmo é conveniente ??

Judaísmo é conveniente ??

Será que o Judaísmo(1) é conveniente?
A resposta é nâo! Apesar de ser claro que D’us não fica devendo para quem o serve sinceramente, a pessoa não deve servir a D’us só por causa da recompensa. Maimônides(2) descreve o serviço a D’us da seguinte maneira: “Quem serve por amor, estuda e pratica a Torá e as Mitzvot, não por causa de temer o mau estar nem para herdar o bem estar. Ele pratica a verdade por ela ser verdade e no fim (leia-se, quando D’us desejar) ela causará bem estar.” O ideal aqui descrito significa que por mais que a realidade nos apareça injusta, admitimos ser incapazes de entender a intenção Divina. Temos convicção de que D’us sabe melhor que nós qual é o bem maior e quando é melhor deixar as criaturas entender a sua intenção positiva ou não. Amar a D’us inclui ter consciência de que Ele sempre quer o nosso bem, mesmo quando Ele (aparentemente) nos castiga. Para o instinto humano o ódio á a reação natural ao sofrimento, amar a D’us acima de qualquer outra coisa, não é conveniente. Seguir a verdade só por que é verdade, não é conveniente. Se pessoas tivessem formulado o judaísmo elas certamente formariam algo menos comprometedor. Mas uma lei outorgada por D’us visa o bem maior mesmo que este exige um extremo esforço emocional, pois é para isto que somos mantidos sob esta Terra. Uma lei formada pelo homem, será eliminada pelos homens. Mas uma lei que é manifestação de D’us Onipotente e Todo Poderoso, nunca será alterada como está escrito: “Todas as coisas que estou lhe ordenando cumprires, não acrescentarás sobre elas e nem omitirás parte delas”(3), assim também está escrito “As coisas ocultas estão com o Eterno nosso D’us, e o que nos está revelado cabe a nós e a nossos filhos cumprir para sempre todas as palavras desta Torá”(4). Se D’us pede isto de nós, á certo que somos capazes de cumprir.

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(1) Refiro-me ao judaísmo como uma convicção seguida das diversas práticas.
(2) Yad Chazaká; Halachot Teshuva Cap.10:2
(3) Deut. 13:1
(4) Deut. 29:28

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